segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Energia Solar

A energia solar é uma boa opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste numa fonte energética renovável e limpa (não emite poluente).

Sua obtenção ocorre de forma direta ou indireta.

A forma direta de obtenção se dá através de células fotovoltaicas, geralmente feitas de silício. A luz solar, ao atingir as células, é diretamente convertida em eletricidade. No entanto, essas células fotovoltaicas apresentam preços elevados. O efeito fotovoltaico ocorre quando fótons (energia que o Sol carrega) incidem sobre os átomos, proporcionando a emissão de elétrons, que gera corrente elétrica.

Fonte:http://www.brasilescola.com/geografia/energia-solar.htm

Geração de energia elétrica e painéis fotovoltaicos


Outra aplicação interessante é a conversão direta da energia solar em energia elétrica. Isto é possível pelo aproveitamento da energia solar incidente sobre determinados materiais, particularmente os semicondutores, que compõem os painéis solares fotovoltaicos. O efeito fotovoltaico decorre da excitação dos elétrons de alguns materiais na presença da luz solar.


Um sistema fotovoltaico é capaz de transformar a energia solar em energia elétrica e contribuir para a economia de energia elétrica e a preservação do meio ambiente.


No Brasil, devido aos custos de importação dos painéis fotovoltaicos, esta aplicação ainda não é tão difundida. Gradualmente, no decorrer dos próximos anos, acompanharemos um maior interesse e adoção desta tecnologia no país


Fonte:http://www.aenergiasolar.com.br/






Prédio da Universidade Petrobras, no Rio, usa energia solar para aquecer a água .








Autora da postagem: Acadêmica Marly Godoy

Nenhum comentário:

Postar um comentário